quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Desafios e tendências para os professores de línguas

As novas ferramentas tecnológicas vêem acelerando os processos do mundo globalizado e o homem encontra-se cada vez mais aprisionado á elas em uma relação lógica de aderir aos meios, porém muitos reagem de forma crítica diante do novo no espaço de trabalho. No âmbito educacional as tecnologias de comunicação proporcionam melhor aproveitamento na aprendizagem dos alunos, sendo ela vinculada e associada aos planejamentos do corpo docente da escola e professores responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem, a educação sempre foi alvo das pressões tecnologia objetivando a inclusão no ensino e atualmente as instituições estão incorporando-as em suas praticas pedagógicas assumindo um papel relevante, pois deixa de ser algo temido por muitos profissionais da área e passa a ser algo empregado para nos comunicarmos à distância, para obtermos educação básica e profissional. Dessa forma o governo tem criando projetos e programas voltados para a formação de professores visando capacitar profissionais para atender ás necessidades dos alunos como, por exemplo, o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), fundado pelo Governo do Paraná.
 Assim, no espaço educacional o professor não utilizará somente o livro didático como língua escrita e única fonte de pesquisa e conhecimento, mas as mídias no geral com a utilização das tecnologias de áudio e vídeo como o rádio, TV, cinema, focalizando o ensino da língua falada entre os alunos através de metodologias que esteja integrada a essas ferramentas que a escola busca inserir como uma tentativa de melhorar a mediação entre aprendiz e a língua estrangeira, e o computador que também passa a ser usado no ensino mediado pelo professor que guiará em suas múltiplas utilizações e como fonte de pesquisa que oferece ao educando experiências e vasto conhecimento onde o estudante atua nas suas próprias produções e interagi com os recursos que o texto apresenta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário